Atualidades e Conhecimentos Gerais Brasil e Localidade Específicas Brasil Energia

Em relação aos aspectos econômicos, políticos e sociais do Brasil, assinale a opção correta.

  • A.

    Como forma de alavancar o setor econômico, o governo federal determinou que a PETROBRAS reduzisse o preço da gasolina e determinou que as tarifas de energia elétrica fossem aumentadas para o consumidor. Tais medidas oneraram a PETROBRAS, mas beneficiaram as companhias energéticas.

  • B.

    A camada pré-sal armazena petróleo em rochas porosas situadas sob uma grossa camada de sal, no subsolo marinho. As grandes reservas encontradas no Brasil situam-se a 11 quilômetros abaixo da superfície da água e estendem-se dos estados do Rio Grande do Norte ao Rio de Janeiro.

  • C.

    Mesmo com o impacto da crise econômica mundial, a produção industrial brasileira superou as expectativas dos economistas e cresceu, em 2012, cerca de 5%, o que serviu para alavancar o PIB brasileiro, que ficou na marca de 4,3%. Essa marca, além de representar um recorde para a economia brasileira, demonstra o quanto o país é invulnerável à crise econômica que assola outros países.

  • D.

    A matriz energética brasileira é uma das mais diversificadas e equilibradas do mundo e inclui usinas hidrelétricas, nucleares, termelétricas, parques eólicos e painéis solares. Outro aspecto importante é que o Brasil não depende apenas do petróleo como combustível, sendo um país pioneiro na produção de etanol de cana-de-açúcar.

  • E.

    O petróleo, por ser uma fonte energética inesgotável e renovável, está no centro das questões geopolíticas mundiais. Com a descoberta da camada pré-sal, futuramente o Brasil será o maior produtor mundial dessa fonte de energia, ultrapassando os países do Oriente Médio.