Atualidades e Conhecimentos Gerais Brasil e Localidade Específicas Brasil Energia

A respeito do assunto abordado no texto acima, assinale a alternativa correta.

  • A. Em decorrência da escassez que começa a se anunciar, o petróleo, que já foi a fonte de energia mais utilizada no mundo, perdeu espaço gradualmente para outras fontes, algumas mais antigas, como a hidreletricidade, outras mais recentes, como a energia eólica, que atualmente superam o “ouro negro” no consumo energético mundial.
  • B. O carvão mineral, não obstante ser uma fonte poluidora, ainda é muito utilizado como matriz energética, especialmente nos países do Hemisfério Norte. Entre os danos ambientais que causa, não se encontra a geração de gases de efeito estufa, o que minimiza os impactos ambientais de sua utilização.
  • C. No Brasil, o Estado atua da maneira mencionada no texto: concede a empresas privadas a produção de energia hidrelétrica, ao mesmo tempo em que mantém o monopólio sobre a pesquisa, a extração e o refino do petróleo, por meio da PETROBRAS.
  • D. Países como França, Coreia do Sul, Ucrânia e Estados Unidos utilizam largamente a energia atômica. Apesar dos riscos que o uso desse tipo de fonte energética oferece, não foram registrados, nas últimas três décadas, acidentes que tenham causado danos significativos a pessoas ou ao meio ambiente.
  • E. O consumo energético tem se mostrado relativamente constante nos países desenvolvidos, ao longo dos últimos anos. O maior incremento do consumo tem ocorrido nos países em desenvolvimento (ou emergentes), como Índia, China e Brasil, que vêm apresentando um maior dinamismo econômico e apresentam, geralmente, crescimento populacional superior ao dos países mais ricos.