Atualidades e Conhecimentos Gerais Brasil e Localidade Específicas Brasil Geografia

Localizado no centro geodésico do Brasil, o Tocantins possui uma área de quase 280 mil km2, onde vivem atualmente cerca de 1 milhão e 200 mil habitantes. Guardando expressivo acervo de riquezas naturais, o estado está situado na maior área de transição geográfica do continente americano. A partir desse cenário físico, do qual decorrem aspectos econômicos e turísticos muito próprios da região, julgue os itens subseqüentes.

I. A forte prevalência da floresta tropical úmida da Amazônia no Tocantins, ocupando a maior parte de seu território, torna-se, segundo os especialistas no setor, o maior impeditivo ao turismo no estado.

II. A maior área de transição geográfica das Américas, em que está situado o Tocantins, corresponde ao encontro dos ecossistemas do cerrado, da mata atlântica e da floresta amazônica.

III. O estado do Tocantins abriga a maior bacia hidrográfica totalmente brasileira, a do Tocantins-Araguaia, cujo principal rio formador - o Tocantins - tem suas nascentes no estado de Goiás, ao norte da cidade de Brasília.

IV. Negociações políticas à época da criação do estado do Tocantins explicam o fato de a ilha do Bananal, a maior ilha fluvial do mundo, ter ficado fora de seu território e mantida sob jurisdição de Goiás.

V Um dos mais conhecidos pólos de atração de visitantes no Tocantins é o Jalapão, área em que dunas chegam a 40 metros de altura, convivendo com um complexo aquático de rios, cachoeiras, córregos e lagos, além de singulares formações rochosas.

Estão certos apenas os itens

  • A. I e II.
  • B. I e III.
  • C. II e IV.
  • D. III e V.
  • E. IV e V.