Questão 49011 - Geografia

Concurso:

Cargo:

Banca:

Nível:

Atualidades e Conhecimentos Gerais Brasil e Localidade Específicas Brasil Geografia

Sob o ponto de vista geográfico, o processo de ocupação do território brasileiro foi marcado, desde o início da colonização,

  • A.

    pelo choque com os primitivos habitantes da terra, os povos indígenas, que, não resistindo ao impacto de forças mais poderosas, foram dizimados, praticamente desaparecendo do cenário brasileiro

  • B.

    pelas atividades econômicas desenvolvidas nos primeiros séculos da colonização, como a extração de madeira e a agroindústria açucareira, que foram determinantes para que a ocupação do território ocorresse a partir das áreas interioranas.

  • C.

    pela necessidade de fiscalização mais eficiente nos portos por onde escoava a riqueza extraída que promoveu o despovoamento do interior, fortalecendo-se a tendência de ocupação das faixas litorâneas, com a mineração, no século XVIII.

  • D.

    pela riqueza gerada pelo café, ao longo do século XIX e da primeira metade do século XX, que foi determinante para transformar a região sul na maior concentração populacional do país.

  • E.

    pela construção de Brasília que, promovendo a transferência da capital para a região central do país, permitem a "interiorização do desenvolvimento, considerada essencial para que o Brasil avançasse em seu esforço de modernização.