Atualidades e Conhecimentos Gerais Brasil e Localidade Específicas Brasil Geografia

Julgue os itens abaixo em Verdadeiro ou Falso:

I - A população indígena em Goiás ultrapassa 10 (dez) mil habitantes, sendo certo que 39.781 hectares perfazem a soma das quatro áreas indígenas atualmente existentes no estado, três das quais se encontram demarcadas pela FUNAI. Tais áreas localizam-se nos Municípios de Aruanã, Cavalcante, Colinas do Sul, Minuaçu, Nova América e Rubiata.

II - A colonização de Goiás deve-se também à migração de pecuaristas que partiram de São Paulo no século XVI, em busca de melhores terras de gado. Dessa origem ainda hoje deriva vocação do estado para a pecuária.

III - Já no primeiro século da colonização do Brasil, diversas expedições, percorreram parte do território do atual Estado de Goiás. Estas expedições, organizadas principalmente no Rio de Janeiro, centro então da colonização, eram umas de caráter oficial destinadas a explorar o interior e buscar riquezas minerais, e outras empresas comerciais de particulares organizadas para a captura de índios. De São Paulo saíam ainda bandeiras buscando índios, cada vez mais escassos.

IV - A partir do século XX a sociedade goiana estava em transição, haja vista que a mineração deixava de ter destaque na economia, passando-se ao desenvolvimento das atividades agropecuárias.

V - Para Goiânia, a construção de Brasília foi um grande aditivo em termos populacionais, representando uma alteração econômica positiva pra toda Região Centro-Oeste, movimentando as relações no ambiente agrário, com a modernização da agricultura, embora, no entanto, não tenha alterado a estrutura de poder no campo, ainda baseada no latifúndio.

Considerando-se as assertivas apresentadas, podemos afirmar que:

  • A.

    F,V,F,F,V.

  • B.

    V,F,F,V,V.

  • C.

    V,V,V,F,F.

  • D.

    V,V,F,F,V.

  • E.

    F,F,V,V,F.