Atualidades e Conhecimentos Gerais Brasil e Localidade Específicas Brasil Geografia

As mulheres brasileiras estão ampliando sua participação no comando das famílias nas Regiões Nordeste, Sudeste, Centro-Oeste e Sul. Porém, não é este o caso da Região Norte onde os índices são mais baixos. O Estado de Rondônia, por exemplo, apresentava o índice de 11,7% de mulheres chefes de família, enquanto a média da Região Nordeste chegava a 19,50% de mulheres no comando dos seus lares.

Sendo assim, marque a alternativa correta.
  • A. Rondônia tem um baixo índice de participação de mulheres enquanto chefes de família por ser uma área de imigração recente e, neste caso, como acontece geralmente, predomina a população masculina.
  • B. A ampliação da participação das mulheres como chefes de família é o resultado de conquistas obtidas pelo movimento feminista que possibilitou às mulheres as mesmas condições no mercado de trabalho que os homens.
  • C. Os elevados índices de participação das mulheres chefes de família, no Nordeste brasileiro, se explica em função da resistência masculina ao trabalho agrícola nas áreas rurais.
  • D. Em vista dos níveis salariais mais elevados que as mulheres obtêm no mercado de trabalho, a elevação do número de mulheres como chefes de família crescem em todo Brasil.
  • E. A desestruturação das famílias está diretamente relacionada ao ingresso das mulheres no mercado de trabalho.