Atualidades e Conhecimentos Gerais Brasil e Localidade Específicas Brasil Meio Ambiente

Tendo o texto IV como referência inicial e considerando a temática por ele focalizada, julgue os itens seguintes.

I Os números apresentados no texto demonstram que a construção de uma nova cidade para ser a capital do estado de Tocantins correspondeu a uma espécie de tragédia ambiental, praticamente dizimando a flora nativa.

II Infere-se do texto que o Protocolo de Kyoto, ainda que considerado tímido em suas metas e não mais que um passo inicial entre os muitos que terão de ser dados, busca ser uma saída para a superação de problemas que levam a um perigoso desequilíbrio do ecossistema mundial.

III Ao responder afirmativamente aos projetos citados no texto, relativos ao carbono, Palmas inscreve-se entre os que acreditam que o progresso, necessário e vital, deve subordinar-se a alguns preceitos essenciais, como a indispensável preservação do meio ambiente e o absoluto respeito à vida.

IV Investir em pesquisas e projetos voltados, entre outras possibilidades, para o plantio de árvores, a regeneração de áreas degradadas, a conservação do solo e a recuperação de rios é a forma pela qual os maiores poluidores do planeta podem adquirir créditos de carbono dos países em desenvolvimento.

V Para os críticos do Protocolo de Kyoto, sua maior falha reside em não estimular ações consistentes de desenvolvimento sustentável, fixando-se em uma posição idealista de mera preservação ambiental.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A. 1
  • B. 2
  • C. 3
  • D. 4
  • E. 5