Atualidades e Conhecimentos Gerais Brasil e Localidade Específicas Brasil Meio Ambiente

O monitoramento da qualidade da água distribuída a população tem sido tema de debates em todo o mundo. No Brasil esse monitoramento pode ser iniciado no despejo de efluentes em um ribeirão que logo irá servir de manancial para a coleta de água de outra cidade. Os métodos de análises são padronizados por vários órgãos mundiais. Marque a opção correta sobre a qualidade da água e dos recursos hídricos.

  • A.

    O método de tubo múltiplos, apesar de trabalhoso, é muito preciso na indicação da quantidade de coliformes fecais existentes na amostra.

  • B.

    Um teste comum nas estações de tratamento de esgotos por lodos ativados foi desenvolvida por Jenkins, que consiste na observação e contagem dos flocos biológicos no reator biológico, e dependendo de sua forma indica a satisfatória remoção, por exemplo, de E. coli no tratamento.

  • C.

    A quantidade de coliformes totais é inversamente proporcional ao DBO no efluente analisado.

  • D.

    Atualmente métodos enzimáticos de analise para coliformes fecais tem ganhado espaço pela sua rapidez e precisão na contagem de bioindicadores na amostra de água de interesse.

  • E.

    A técnica de tubos múltiplos é eficiente para a detecção de coliformes totais e consistem em três fases. A primeira demanda uma incubação da amostra por 48 horas em temperatura de 35ºC.