Atualidades e Conhecimentos Gerais Brasil e Localidade Específicas Brasil Meio Ambiente

Leia as considerações abaixo quanto à “Agricultura e Industrialização no Mundo”:

I – A agricultura industrializada é caracterizada pela mecanização do trabalho agrícola e a inclusão de fatores de produção externos, alheios à exploração agrícola, tais como combustíveis fósseis, fertilizantes e pesticidas.

II – A modernização da agricultura, que corresponde à industrialização da agricultura, baseia-se na perspectiva de que o setor agrícola não difere significativamente de outras indústrias, sendo necessário racionalizar o uso de recursos com vista a alcançar uma maior eficiência nos processos de produção.

III – Durante o processo de modernização agrícola, as tecnologias tradicionais são substituídas por tecnologias industriais, produzidas fora da comunidade rural. Simultaneamente o conhecimento local é praticamente substituído pelo conhecimento científico, também este proveniente, sobretudo, do exterior da comunidade rural.

IV – A industrialização da agricultura foi fortemente impulsionada após a segunda guerra mundial, no que veio a ser conhecido como “Revolução Verde”, através da introdução de políticas que visavam ao aumento da produção agrícola, com o objetivo de alcançar a segurança alimentar, em regiões onde persistiam o racionamento de alimentos e a fome.

V – A industrialização da agricultura aumentou a produtividade agrícola significativamente, levando à produção de excedentes, apesar do crescimento populacional verificado. No entanto, este sucesso trouxe consigo consequências sociais e ambientais nefastas.

Estão CORRETAS as considerações:

  • A. Apenas I e II.
  • B. Apenas III, IV e V.
  • C. Apenas I, II e IV.
  • D. I, II, III, IV e V.