Atualidades e Conhecimentos Gerais Brasil e Localidade Específicas Brasil Meio Ambiente

A definição mais aceita para desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual sem comprometer a capacidade de atender às necessidades das gerações futuras. Sobre as políticas de desenvolvimento sustentável no Brasil e no cenário mundial, assinale a afirmativa INCORRETA.
  • A. Várias comunidades e empresas da região Norte do país atuam na exploração de recursos da floresta de forma sustentada. Elas praticam o extrativismo econômico do látex, da castanha‐do‐pará, do dendê, do açaí, entre outros, sem degradar o ambiente.
  • B. A utilização de fontes alternativas na geração de energia, o manejo florestal, os programas de reciclagem de lixo e de rejeitos industriais, o monitoramento de ecossistemas e a reabilitação de áreas degradadas são exemplos de ações que fazem parte de um modelo de desenvolvimento sustentável.
  • C. O modo como se processa as relações econômicas internacionais pode estimular o desenvolvimento de políticas e práticas de desenvolvimento sustentável, visto que a exportação de recursos naturais não tem peso forte na economia e tão pouco implica na obtenção de divisas, principalmente, dos países menos desenvolvidos.
  • D. O processo de desenvolvimento sustentável exige a participação ativa de diferentes segmentos da sociedade, dos governantes, criando leis e projetos de proteção ambiental, das empresas, empenhando para desenvolver tecnologias que não agridam o ambiente e dos cidadãos, revisando o comportamento consumista, fiscalizando e denunciando atos ilícitos que agridam o meio ambiente.