Atualidades e Conhecimentos Gerais Conhecimentos Gerais - Mundo Cultura

Uma das diferenças mais impressionantes entre uma cidade européia anterior a 1914 e um centro urbano atual é o cheiro. Hoje, vivemos na era do petróleo; antes de 1914, existiam os cavalos. Muitas vezes, exemplos simples como esse constituem a maneira mais fácil de tornar evidente a passagem do tempo. Cinco temas ajudam a ilustrar a natureza social do século XX — a sociedade de massas, o impacto da ciência na sociedade, a imprensa popular, a mudança na situação das mulheres e o crescimento da economia internacional. O crescimento da sociedade de massa foi sustentado pelo desenvolvimento complexo e em escala internacional das relações econômicas. A rápida expansão da economia, que tornava a sociedade de massa possível, estava contribuindo para o crescimento de uma economia crescentemente internacionalizada e, ao mesmo tempo, sendo ajudada por ele.

J. M. Roberts. A sociedade de massa: introdução. In: História do século 20,

vol. 1 (1900-1914). São Paulo: Abril Cultural, 1974, p. 1 (com adaptações).

Com o auxílio das informações do texto acima, julgue os itens a seguir, relativos à configuração da sociedade contemporânea ao longo do século XX.

À medida que o século XX avançou, também se transformaram os meios de produção e de disseminação cultural, nas suas mais diversas manifestações, em sintonia com uma sociedade crescentemente massificada: do pós-Segunda Guerra aos dias de hoje, com amparo na televisão, no cinema e na rede mundial de computadores, refinou-se o pensamento filosófico, cristalizaram-se estilos e escolas nas artes plásticas e na literatura, e o entretenimento cedeu lugar à reflexão.

  • C. Certo
  • E. Errado