Atualidades e Conhecimentos Gerais Conhecimentos Gerais - Mundo Direitos Humanos / Distribuição de Renda

Texto II (para as questões 44 e 45).

Uma economia destruída, com cerca de 80% da população vivendo abaixo da linha da pobreza, e necessitando da presença de força militar externa para garantir a própria segurança interna. Eis o cenário atual do Haiti, o primeiro país americano a abolir a escravidão e independente desde 1804, constituindo-se na primeira república negra do continente. Relativamente à situação vivida pelo país na atualidade, assinale a opção incorreta.

  • a.

    O Haiti conheceu uma das mais truculentas ditaduras de que se tem notícia, a de François "Papa Doc" Duvalier, substituído pelo filho Jean-Claude Duvalier, o "Baby Doc", derrubado por uma irrupção popular.

  • b.

    A mais recente crise haitiana teve como protagonista o padre Jean-Bertrand Aristide, presidente eleito duas vezes, mas que foi levado à renúncia no auge de manifestações e da insurreição armada que contestavam a legitimidade de sua vitória eleitoral.

  • c.

    Enfraquecida e passando por indisfarçável crise de identidade, a ONU sentiu-se incapaz de atuar no Haiti conflagrado, razão pela qual alguns países, tendo à frente o Brasil, resolveram enviar militares para tentar apaziguar a nação caribenha.

  • d.

    A presença de militares do Brasil no Haiti não constitui novidade. Missões na fronteira Egito-Israel, na República Dominicana, em Angola e no Timor Leste são exemplos de uma tradição brasileira em participar de operações dessa natureza, geralmente com finalidade pacífica ou humanitária.

  • e.

    A posição do Brasil foi marcante na definição do resultado eleitoral que, neste ano de 2006, garantiu a vitória, em primeiro turno, do candidato René Préval, antigo aliado de Aristide.