Atualidades e Conhecimentos Gerais Brasil e Localidade Específicas Brasil Distribuição de Renda / Direitos Humanos

Segundo Herbert de Souza, o Betinho, uma ONG se define por sua vocação política (...) As ONGs são comitês da cidadania e surgiram para ajudar a construir a sociedade democrática com que todos sonham. (www.abong.org.br)

Sobre as ONGs - Organizações Não Governamentais -, é correto afirmar que

  • A.

    devem ser entidades de direito civil, sem fins lucrativos nem subordinação a governos, sindicatos ou partidos políticos. Elas atuam em vários ramos de atividades – trabalham com projetos sociais e de promoção da cidadania, defendem o meio ambiente e os direitos das minorias e fazem campanhas contra a discriminação.

  • B.

    sua relevância no cenário mundial vem decaindo desde 1980, com o estabelecimento de parcerias com governos, organismos e movimentos internacionais para a elaboração de políticas públicas.

  • C.

    em 2006, a Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais (ABONG) comemorou seus 40 anos. Criada no regime militar, articulou e representou publicamente ONGs que atuavam de forma ampla na luta pela redemocratização do país, pela universalização dos direitos, pelo combate à pobreza e a todas as formas de discriminação e exclusão.

  • D.

    a Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais (ABONG) não é aceita pelo Fórum Social Mundial, espaço de articulação para ações eficazes de entidades e movimentos da sociedade civil que estão empenhados na construção de uma sociedade centrada no ser humano.

  • E.

    atualmente tramitam no Congresso Nacional vários Projetos de Lei propondo a extinção das ONGs, tendo em vista que os objetivos dessas organizações não são mais necessários à sociedade civil brasileira.