Atualidades e Conhecimentos Gerais Brasil e Localidade Específicas Brasil Distribuição de Renda / Direitos Humanos

Em apenas sete cidades brasileiras a população negra apresenta alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), segundo estudo recém-concluído. Com informações do Censo 2000, do IBGE, a pesquisa conseguiu calcular o IDH dos negros em 4.605 dos 5.507 municípios existentes no país até então. Para os brancos, há cálculos para 5.202 cidades.

Para o coordenador da pesquisa, os indicadores municipais atestam que a desigualdade racial no Brasil se dá não apenas no plano nacional, mas também dentro das regiões, dos estados e das cidades. Para ele, haver tão poucos municípios com IDH alto para a população negra é outra prova do tamanho da desigualdade brasileira e um incentivo para que a questão racial passe a integrar a agenda dos prefeitos.

Em apenas sete cidades brasileiras a população negra apresenta alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), segundo estudo recém-concluído. Com informações do Censo 2000, do IBGE, a pesquisa conseguiu calcular o IDH dos negros em 4.605 dos 5.507 municípios existentes no país até então. Para os brancos, há cálculos para 5.202 cidades. Para o coordenador da pesquisa, os indicadores municipais atestam que a desigualdade racial no Brasil se dá não apenas no plano nacional, mas também dentro das regiões, dos estados e das cidades. Para ele, haver tão poucos municípios com IDH alto para a população negra é outra prova do tamanho da desigualdade brasileira e um incentivo para que a questão racial passe a integrar a agenda dos prefeitos.

Independentemente de estarem entre os dez municípios com maior ou menor índice de IDH, verifica-se que a situação dos que se declaram brancos é pior do que a dos que se dizem negros.

  • C. Certo
  • E. Errado