Atualidades e Conhecimentos Gerais Brasil e Localidade Específicas Conhecimentos Específicos dos Estados Distrito Federal

"Falta lógica nos endereços nas cidades do DF. Para encontrar endereço em Brasília basta seguir uma lógica, certo? Certo, mas só quando se está no Plano Piloto. Longe dos limites planejados por Lúcio Costa, no entanto, é melhor o motorista sair de casa preparado para se perder. Em cidades como Ceilândia, Gama e Planaltina até os moradores têm dificuldades para entender o traçado de quem planejou a cidade. Isto em áreas urbanas já consolidadas. Porque em condomínios, como o Villages Alvorada, no Lago Sul, e em áreas de invasão, como Arapoanga, a desordem de endereços é pior, para desespero dos carteiros, bombeiros e da Polícia Militar."

(CorreioWeb, 09 de julho de 2006)

Assinale a alternativa correta em relação a Brasília e ao Distrito Federal.

  • A.

    Brasília foi criada a partir do planejamento urbanístico de Juscelino Kubistchek e Israel Pinheiro.

  • B.

    A numeração das quadras, nos endereços do Plano Piloto, obedecem a uma lógica diferente para cada "Asa". Na Asa Sul, as quadras pares ficam na parte de cima do eixão; enquanto que, na Asa Norte, as quadras pares ficam embaixo.

  • C.

    Em geral, o endereçamento dos condomínios em Brasília (quadras e ruas internas) obedecem a uma lógica estabelecida pelos empreendedores imobiliários, não havendo ação planejada do poder público.

  • D.

    As cidades citadas no enunciado, também chamadas de satélites, apesar de terem vida política própria e legislação local adaptada, precisam obedecer ao estabelecido nas diretrizes do IPHAN para a região.

  • E.

    Oscar Niemeyer foi o criador da seqüência de numeração usada em todas as cidades satélites e plano piloto.