Atualidades e Conhecimentos Gerais Conhecimentos Gerais - Mundo Economia

              Os presidentes Fernando Henrique Cardoso e Vladimir Putin assinaram ontem no Kremlin uma declaração conjunta na qual a Rússia formaliza seu respaldo à reivindicação brasileira de se tornar membro permanente do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) e, em retribuição, o Brasil apóia a aspiração russa de ingressar na Organização Mundial do Comércio (OMC). Na declaração, os dois governos manifestam interesse em projetos conjuntos nas áreas de alta tecnologia, como indústria aeronáutica e espacial, telecomunicações, combustíveis e energia, inclusive no desenvolvimento de tecnologias inovadoras na área nuclear.

                                                                      

Com o auxílio das informações do texto acima, julgue os itens a seguir, focalizando determinados aspectos referentes à recente viagem do presidente brasileiro à Rússia.

Talvez em função do MERCOSUL, cuja consolidação sempre foi essencial para a economia da região, a Argentina, ao longo dos dois períodos governamentais de Carlos Menem, apressou-se em apoiar o pleito brasileiro de ocupar uma cadeira permanente no Conselho de Segurança da ONU.

  • C. Certo
  • E. Errado