Atualidades e Conhecimentos Gerais Conhecimentos Gerais - Mundo Economia

Em linhas gerais, o texto aborda aspectos relativos à atual crise que envolve a economia mundial. A poderosa interdependência que caracteriza a globalização contemporânea faz que uma crise, inicialmente localizada, tenda a se disseminar, como ocorre atualmente. Com relação à origem da atual crise, assinale a opção correta.

  • A.

    A incapacidade da União Europeia em compatibilizar os orçamentos dos países que a integram deu origem à crise que, rapidamente, atingiu quase todas as economias do mundo.

  • B.

    A crise teve origem nos EUA e apresentou, no primeiro momento, caráter essencialmente financeiro, já que envolvia instituições especializadas em crédito imobiliário.

  • C.

    Os denominados países emergentes, entre os quais se situa o Brasil, foram o ponto de partida da crise ao se confessarem incapazes de pagar sua monumental dívida externa.

  • D.

    O pedido de concordata, logo seguido pela decretação da falência da maior montadora norte-americana - a General Motors - principiou o processo de crise hoje instalado.

  • E.

    A crise teve início quando os mercados financeiros mundiais descobriram, para surpresa geral, o enorme deficit comercial e orçamentário do mais rico país, os EUA.