Questão 801918 - Economia

Concurso:

Cargo:

Banca:

Nível:

Atualidades e Conhecimentos Gerais Conhecimentos Gerais - Mundo Economia

Fora de nossas fronteiras, o porcentual dos que creem que o Brasil nunca teve tanta influência nas relações internacionais e na política mundial é de 57%. É um índice inferior ao apontado na pesquisa pelos otimistas brasileiros (78% acreditam na afirmativa), mas ainda assim é alto. O problema é o pouco eco que ele encontra na realidade. Do ponto de vista da diplomacia, por exemplo, o Brasil colecionou mais derrotas do que vitórias nos últimos anos. Mas nem isso foi capaz de reverter a impressão de que o Brasil está cada vez mais poderoso, o que não é necessariamente ruim. Como disse Thomas Hobbes, tem poder aquele que aparenta ter poder. Ainda que as aparências enganem. (A IMAGEM.... 2012, p. 72).

A partir das informações do texto e dos conhecimentos sobre o Brasil no mundo globalizado, pode-se inferir:

  • A. A atual “boa imagem” do país no exterior, que lhe abriu portas, baseia-se no fato de o Brasil não possuir, atualmente, dívidas externa e interna.
  • B. A grandeza absoluta da economia brasileira é inquestionável, até mesmo quando se considera o número de habitantes e a renda per capita.
  • C. A ascensão econômica brasileira no cenário internacional é resultante, entre outros fatores, da crise econômica na zona do Euro.
  • D. O Brasil é um país emergente, pertencendo à categoria dos países de renda alta, apresenta indicadores sociais médios e excelentes condições macroeconômicas.
  • E. O PIB brasileiro, principal indicador de poderio econômico de uma nação, deverá encerrar o ano de 2012 à frente do PIB dos Estados Unidos, da Inglaterra e da Alemanha.