Atualidades e Conhecimentos Gerais Conhecimentos Gerais - Mundo Economia

Considere as afirmativas abaixo.

I. A agricultura foi sempre o tema de maior discórdia. Países em desenvolvimento querem fim de subsídios que distorcem os preços e o comércio de produtos, mas, UE e EUA relutaram e fizeram propostas de redução do protecionismo consideradas insuficientes pelos países em desenvolvimento.

II. Bens industriais, de maior peso para os países desenvolvidos, foram os bens mais negociados na Rodada do Uruguai, na década de 1990. A UE e os EUA queriam propostas mais avançadas de corte nas tarifas por parte dos parceiros em desenvolvimento.

O resultado da posição dos países a que as afirmativas se referem pode ser associado:

  • A. as negociações sobre as barreiras comerciais, que impedem a redução da pobreza mundial, entre os países ricos e pobres tiveram início em julho de 2006 durante a Rodada de Doha.
  • B. a Rodada de Doha em 2006 promoveu o fortalecimento da posição dos países pobres que defendiam a redução da pobreza mundial através da liberalização do comércio de produtos industrializados.
  • C. a Rodada de Doha de liberalização do comércio, que deveria ser a "rodada do desenvolvimento" e de ajuda a diminuir a pobreza mundial, fracassou em 2006, sendo suspensa por tempo indeterminado.
  • D. o acordo entre a UE e os EUA, para que os países em desenvolvimento mantivessem tarifas protecionistas na importação de produtos de origem agropecuário, fracassou.
  • E. a redução de tarifas e a liberação comercial dos produtos primários para beneficiar os países pobres e em desenvolvimento consolidaram as negociações entre o Mercosul e a Alca.