Atualidades e Conhecimentos Gerais Conhecimentos Gerais - Mundo Energia

No dia 24 de novembro de 2009, o Correio Brasiliense informava que em breve coletiva à imprensa, o presidente Mahmud Ahmadinejad disse que os dois países procuram resolver os problemas do mundo, combater as injustiças e buscam um mundo livre de armas de destruição em massa, particularmente armas nucleares. Aproveitou para defender, diante do anfitrião, o ingresso do Brasil como membro permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Indique o trecho de matéria que tem nexo político e geográfico com a notícia acima.

  • A.

    A Coreia do Norte irá "pagar um preço" se continuar com seus testes nucleares e de mísseis, violando resoluções internacionais.

    (O Estado de S. Paulo – 26/05/2009)

  • B.

    A Índia, que realizou seu primeiro teste atômico em 1974 e se declarou potência nuclear em 1998, lançou um ambicioso programa em 1983 para fabricar seus próprios mísseis.

    (http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2009/10/12)

  • C.

    Os nacionalistas balúchis também se sentem incomodados porque o exército paquistanês realizou em sua região em 1998 os testes atômicos que demonstram sua capacidade nuclear, mas tem todos os silos atômicos no Punjab.

    (http://blog.controversia.com.br. Acesso 15/12/2009)

  • D.

    Entre todos os países que realizaram testes nucleares, apenas a África do Sul desistiu da bomba atômica.

    (www.veja.abril.com.br. Acesso em 15/12/2009)

  • E.

    O governo iraniano anunciou ontem que planeja construir dez novas usinas de enriquecimento de urânio, em um claro gesto de desafio às potências ocidentais após a censura da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), na sexta-feira.

    (O Estado de S. Paulo. 30/11/2009)