Atualidades e Conhecimentos Gerais Conhecimentos Gerais - Mundo Geografia

Leia atentamente a figura e com base neste mapa, suas numerações e conhecimentos geopolíticos, resolva a questão

Ao longo da Europa, governantes enfrentam movimentos separatistas, sendo que alguns foram agravados pela crise econômica. Marque a afirmativa que apresenta uma relação INCORRETA entre a numeração, a região/país e o conflito.

  • A. Em Córsega, na França, demarcada com o número 5, os partidos nacionalistas ficaram com a segunda colocação nas eleições regionais de 2010, mostrando uma popularidade crescente do movimento separatista na região.
  • B. Flandres, localizada na Bélgica e demarcada com a numeração 1, é uma região que já se separa pela língua e pela economia, tendo sua parte mais rica falando holandês, buscando reduzir suas ligações com a mais pobre, Wallonia, que fala a língua francesa.
  • C. Kosovo, identificada com o número 8, declarou independência da Sérvia em 2008, conquistando o reconhecimento de vários países, no entanto, ainda não é membro da ONU e a Sérvia prometeu nunca reconhecer a separação, contando com o apoio da Rússia no Conselho de Segurança.
  • D. O País Basco, na Espanha, identificado com o número 3, possui uma longa luta pela independência que envolveu atos terroristas de grande repercussão mundial, mas, no ano passado, o grupo separatista (considerado terrorista por muitas nações) ETA anunciou um cessar‐fogo permanente, já que hoje os partidos pró‐independência têm juntos 48 das 75 cadeiras no Parlamento regional.