Atualidades e Conhecimentos Gerais Brasil e Localidade Específicas Conhecimentos Específicos dos Estados Goias

A característica fundamental do Estado para o sociólogo alemão Max Weber é a monopolização da violência, implicando que apenas o aparelho estatal tem legitimidade na utilização dos meios de violência e coerção. Na história de Goiás, um acontecimento coerente com essa tese weberiana foi:
  • A. a repressão da polícia goiana aos seguidores de Santa Dica, culminando, em 1925, no chamado “Dia do Fogo”, quando o grupo foi dispersado e alguns religiosos morreram na ação policial.
  • B. a Revolução de 1909, quando um exército de mais de mil homens, organizado por fazendeiros, depôs o presidente do Estado, demonstrando a força e o prestígio da aristocracia agrária goiana.
  • C. as sucessivas entradas da Coluna Prestes em Goiás, na década de 1920, e a conseqüente organização da Coluna Caiado, uma milícia destinada a proteger a capital do estado da invasão dos revolucionários.
  • D. a criação, no período regencial, da Guarda Nacional, um instrumento fundamental para o fortalecimento dos meios coercitivos do Estado goiano, já que ampliou o número de homens armados à disposição do presidente da Província.