Atualidades e Conhecimentos Gerais Conhecimentos Gerais - Mundo Guerras, Terrorismo, Violência e Narcotráfico

Segundo Eric Hobsbawm, não há registro de uma época mais violenta que o século XX. Duas guerras mundiais, infindáveis conflitos localizados, genocídios e regimes totalitários ajudam a compor esse cenário de dor e morte. Relativamente a esse quadro global, ao qual se agregam índices crescentes de criminalidade, assinale a opção incorreta.

  • A.

    Um fato que chama a atenção dos estudiosos é que, a partir da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), amplia-se de maneira exponencial o número de civis, isto é, de não-combatentes atingidos em guerras, o que pode ser explicado, pelo menos em parte, pela incessante sofisticação das armas utilizadas.

  • B.

    Os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001, além de terem atingido de maneira inédita centros simbólicos do poder norteamericano, também apontam para a globalização do terrorismo, a usar expedientes e estratégias até então quase sempre monopolizadas pelos Estados.

  • C.

    Armas químicas e bacteriológicas, com extraordinário poder de destruição de seres humanos, vegetais e animais, vieram à tona no século XX: na Guerra do Vietnã, por exemplo, durante a década de 60 do século passado, os norte-americanos foram acusados pelo uso do gás mostarda e do agente laranja, poderosas armas contra a natureza.

  • D.

    Por pressão dos EUA, que o acusaram de "incompetência administrativa", o brasileiro José Maurício Bustani foi recentemente afastado de suas funções de diretor-geral da Organização para a Proibição das Armas Químicas (Opaq); para muitos, em verdade, Bustani caiu por tentar fazer inspeção no Iraque de Saddam Hussein sem se submeter aos ditames de Washington.

  • E.

    Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a única forma de prevenir a humanidade dos efeitos devastadores de uma intoxicação em massa causada pela ação de vírus, bactérias ou gases letais é promover uma campanha mundial de vacinação, já que são conhecidos os possíveis agentes de uma guerra química.