Questão 49217 - Guerras, Terrorismo, Violência e Narcotráfico

Concurso:

Cargo:

Banca:

Nível:

Atualidades e Conhecimentos Gerais Conhecimentos Gerais - Mundo Guerras, Terrorismo, Violência e Narcotráfico

Nas questões de 35 a 40, marque com V as assertivas verdadeiras e com F as assertivas falsas, assinalando em seguida a opção correspondente.

Vivendo uma guerra civil há decênios, que contabiliza mais de 35 mil mortes, a Colômbia continua sendo, nos dias de hoje, uma das mais críticas áreas da América do Sul.

( ) Nesse cenário de guerra civil, a guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias Colombianas (FARC) chegou a controlar boa parte do território nacional, propiciando que o país se mantivesse dividido em duas porções quase nítidas, uma oficial, com Bogotá como capital, e outra oficiosa, sob domínio dos guerrilheiros.

( ) O quadro colombiano se tornou ainda mais grave na medida em que passaram a coexistir as ações das FARC, das milícias direitistas e do narcotráfico, esta também claramente explicitada com a prisão do traficante brasileiro Fernandinho Beira-Mar.

( ) O Plano Colômbia, elaborado e desencadeado ainda no final do governo Bill Clinton, envolvendo alta soma em recursos financeiros e a presença de assessores militares e civis norte-americanos em território colombiano, recebeu a pronta adesão dos países latinoamericanos, receosos com os desdobramentos da prolongada guerra civil no país vizinho.

  • A. V, V, V
  • B. V, V, F
  • C. F, F, V
  • D. F, F, F
  • E. V, F, F