Atualidades e Conhecimentos Gerais Conhecimentos Gerais - Mundo Meio Ambiente

A questão ambiental deixou de ser algo a preocupar apenas cientistas e preservacionistas e, especialmente a partir das últimas décadas do século XX, passou a integrar a pauta política contemporânea, seja no interior de cada país, seja no âmbito internacional. A simples existência de um Dia Mundial do Meio Ambiente demonstra a ampliação da consciência acerca da imperiosa necessidade de se conciliar o desafio da sustentabilidade ambiental com a luta contra a pobreza. No que concerne ao tema, assinale a opção incorreta.

  • A.

    A Revolução Industrial produziu mudanças profundas que, ultrapassando o terreno da produção, atingiram a vida social: a paisagem rural cedeu espaço à vertiginosa urbanização, inovações tecnológicas passaram a presidir o sistema produtivo e novas idéias e práticas configuraram um novo tipo de poder político.

  • B.

    O combate à atitude predatória em relação ao meio ambiente, atitude essa determinada pela ânsia de ampliar a produção de bens e de lucro, ocupa posição central na agenda do mundo contemporâneo desde os primórdios da Revolução Industrial, quando seus efeitos, nos mais variados setores, passaram a ser conhecidos.

  • C.

    Em 1972, na Suécia, a cidade de Estocolmo sediou a 1ª Conferência Mundial sobre o Meio Ambiente, marco histórico de uma nova consciência que começava a ganhar corpo em torno dos sinais de exaustão emitidos pela natureza, em face de um modelo de crescimento econômico que ameaçava o horizonte ambiental das futuras gerações.

  • D.

    Com a Rio-92, nome pelo qual ficou conhecida a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, observa-se a ampliação da consciência social acerca do desafio ambiental e, em decorrência, aprofunda-se a concepção de qualidade de vida como indissociável da noção de desenvolvimento sustentável.

  • E.

    Com muitas incertezas acerca de seu êxito, no próximo mês de agosto, em Johannesburgo, na África do Sul, estará acontecendo a Cúpula Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, chamada de Rio+10, ocasião em que os países ricos deverão ser cobrados pela nãoimplementação das propostas celebradas na Rio-92, a exemplo das convenções de Biodiversidade, de Desertificação e de Mudanças Climáticas.