Atualidades e Conhecimentos Gerais Brasil e Localidade Específicas Conhecimentos Específicos das Regiões Nordeste

A bacia do rio São Francisco ocupa 8% do território brasileiro e abastece 503 municípios em seis estados, além do Distrito Federal. Nos últimos anos, um projeto de transposição do rio que prevê a destinação de suas águas para outras regiões do sertão nordestino tem causado muita polêmica não só na região, mas em todo o país. Um Relatório de Impacto Ambiental foi apresentado pelo Governo Federal apontando os principais impactos negativos e positivos previstos, dos quais podemos citar como impactos negativos previstos neste Relatório, EXCETO:
  • A.

    Estima-se que 430 hectares (cerca de 430 campos de futebol) de vegetação serão desmatados, o que pode provocar o desaparecimento do habitat de algumas espécies.

  • B.

    A desapropriação de terra e a retirada da população rural para a construção dos eixos podem gerar conflitos, além de romper laços formados no cotidiano.

  • C.

    Haverá menos espaços para os peixes com a mudança de volume dos açudes, podendo gerar diminuição de espécies utilizadas na pesca e no comércio.

  • D.

    Grandes perdas de água com a evaporação podem resultar numa irrigação ineficaz em alguns trechos do projeto onde os solos são impróprios para a agricultura.

  • E.

    Perda de emprego por causa das desapropriações e no fim da obra, quando os trabalhadores não devem conseguir vagas de trabalho para permanecer na região.