Atualidades e Conhecimentos Gerais Conhecimentos Gerais - Mundo Política Internacional/ Relação entre Países

Em 3 de dezembro de 2009, Orlando Zapata, um pedreiro e encanador de 42 anos que lutava contra o regime castrista em Cuba, decidiu parar de se alimentar como forma de protesto contra as más condições de tratamento na prisão em que estava. As acusações que o levaram à prisão são “desacato”, “desobediência” e “desordem pública”. Estava preso desde 2003 e veio a falecer no dia 23 de fevereiro de 2010. O “castrismo” como cita o enunciado, começou:

  • A.

    Quando Raul Castro, irmão de Fidel, assumiu o poder devido à doença do irmão, causando a partir daí, protestos por parte da população.

  • B.

    Com um movimento que teve apoio de estudantes universitários e camponeses, na década de 90 do século XX, e que se opunham ao governo ditatorial de Fidel Castro.

  • C.

    O movimento nasceu quando Fidel Castro, então um ditador, cancelou as eleições marcadas para junho de 1952. Fulgêncio Batista, então um dos candidatos, organizou uma força rebelde para depor o governo.

  • D.

    Quando Fidel e Che Guevara foram libertados por uma anistia a presos políticos e se exilaram no México.

  • E.

    Quando Fidel Castro assume a liderança de Cuba, através da Revolução Cubana, instituindo uma ditadura e permanecendo cerca de 49 anos no poder.