Atualidades e Conhecimentos Gerais Conhecimentos Gerais - Mundo Política Internacional/ Relação entre Países

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 10 de março de 2010, declarou à imprensa que respeita as decisões da Justiça cubana em relação aos presos políticos que entram em greve de fome no país, um dos quais acabou morrendo. Em sua defesa à sabedoria cubana, o presidente brasileiro acabou comparando os dissidentes a bandidos ao afirmar seu pensamento de que não se pode utilizar greve de fome como pretexto para libertar pessoas. Assinale a alternativa correta.

  • A.

    Em Cuba, os dissidentes são apenas os terroristas que planejam realizar ataques contra o país porque são contra o regime de Fidel Castro e do irmão Raul Castro.

  • B.

    Em política, dissidência significa discordância, divergência de opiniões, grupos formados após uma separação ou cisão entre membros de um partido.

  • C.

    Durante a visita a Cuba, em fevereiro de 2010, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu uma carta dos dissidentes cubanos solicitando apoio do Brasil.

  • D.

    Uma prova da boa relação do Brasil com Cuba foi o fato do presidente João Goulart, ter condecorado o guerrilheiro Che Guevara com a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul.

  • E.

    As relações diplomáticas entre Brasil e Cuba jamais foram interrompidas, pois o Brasil sempre entendeu que Cuba necessita do apoio político de toda a América Latina.