Questão 49137 - Política Internacional/ Relação entre Países

Concurso:

Cargo:

Banca:

Nível:

Atualidades e Conhecimentos Gerais Conhecimentos Gerais - Mundo Política Internacional/ Relação entre Países

33- As eleições presidenciais francesas, neste ano de 2002, ganharam, em termos de impacto na opinião pública, uma importância bem superior à habitual. Em relação ao ocorrido no mais recente processo eleitoral vivido pela França, marque com (V) a assertiva verdadeira e com (F) a assertiva falsa, assinalando em seguida a opção correspondente.

( ) Ao contrário do que previam os institutos de pesquisa, o candidato socialista Lionel Jospin não conseguiu passar ao segundo turno, tendo sido atropelado pelo veterano líder da extrema-direita Jean-Marie Le Pen.

( ) A esmagadora vitória obtida por Jacques Chirac no segundo turno, quando obteve mais de 80% dos votos, explica-se por seu carisma pessoal e pelo fato de ser o herdeiro político do grande líder francês Charles De Gaulle.

( ) Embora de extrema direita, Le Pen se distingue e se afasta das demais correntes políticas direitistas hoje existentes na Europa porque não admite a xenofobia e o racismo, além de defender a presença da França na União Européia.

  • A. V, V, V
  • B. V, V, F
  • C. F, F, V
  • D. F, F, F
  • E. V, F, F