Questão 49228 - Política Internacional/ Relação entre Países

Concurso:

Cargo:

Banca:

Nível:

Atualidades e Conhecimentos Gerais Conhecimentos Gerais - Mundo Política Internacional/ Relação entre Países

Nas questões de 35 a 40, marque com V as assertivas verdadeiras e com F as assertivas falsas, assinalando em seguida a opção correspondente.

Os recentes episódios ocorridos na Venezuela, assim como a atual situação argentina, conquanto marcados por suas especificidades, permitem análise mais ampla, comportando comparações com outros países latino-americanos e com outros momentos de sua História.

( ) Entre as novidades trazidas pelo fracassado golpe venezuelano, pode-se apontar o fato de que foi liderado pela associação de empresários com os sindicatos de trabalhadores do setor mais moderno e que sua força veio, em larga medida, da manipulação de informação pelos donos dos meios de comunicação.

( ) Com seu retorno ao poder, pouco tempo depois de ser deposto, Hugo Chávez provou que a Venezuela não está dividida e, muito menos, sem rumo claro a seguir, já que seu propósito de ser uma alternativa ao fracasso do neoliberalismo e de promover a "revolução bolivariana" mostra-se vitorioso.

( ) Em verdade, o que está acontecendo na Venezuela e na Argentina é a repetição, sem diferenças substanciais, da experiência vivida nos anos 1960 e 1970 pela América Latina, com seus golpes militares: inflação sob controle e bom desempenho econômico, mas profunda instabilidade política.

  • A. V, V, V
  • B. V, V, F
  • C. F, F, V
  • D. F, F, F
  • E. V, F, F