Atualidades e Conhecimentos Gerais Brasil e Localidade Específicas Brasil Política

Eleito com 53 milhões de votos em 2002, Luiz Inácio Lula da Silva é o primeiro presidente brasileiro de esquerda e de origem operária. Despertou, com as promessas de campanha, uma expectativa de profundas mudanças no Brasil. Nos últimos meses vem enfrentando dificuldades provocadas pelas denúncias de corrupção feitas contra o seu partido, integrantes do Congresso Nacional e órgãos públicos. Tem sido característica marcante de sua administração

  • A.

    a promoção da Reforma Agrária, bandeira de luta do PT desde a sua fundação, com o assentamento de 300 mil famílias de trabalhadores sem terra por ano, desde 2003.

  • B.

    o rompimento radical com o Fundo Monetário Internacional, traduzido em desobediência às diretrizes impostas por aquela instituição para gerenciar a economia brasileira.

  • C.

    a realização de um amplo programa de privatizações de instituições financeiras e empresas de telecomunicações que pertenciam, desde os anos 1930, ao Estado brasileiro.

  • D.

    a manutenção da política econômica ortodoxa do seu antecessor, com a adoção de medidas conservadoras como a fixação das altas taxas de juros reais, com o objetivo de conter a inflação.

  • E.

    a adoção de um novo modelo político de governo, em que não se aceita qualquer aliança com partidos de oposição, a não ser que seja para aprovar projetos de interesse da maioria trabalhadora.