Questão 49041 - Política

Concurso:

Cargo:

Banca:

Nível:

Atualidades e Conhecimentos Gerais Brasil e Localidade Específicas Brasil Política

Com um dos maiores contingentes eleitorais do planeta, envolvendo mais de cem milhões de eleitores, o Brasil encaminha-se para as eleições de outubro. Excetuando-se os dirigentes municipais, isto é, prefeitos e vereadores, e 1/3 do Senado Federal, todos os demais cargos eletivos estarão em disputa. No que se refere ao quadro pré-eleitoral deste primeiro semestre de 2002, assinale a opção correta.

  • A.

    A interpretação dada pela Justiça à legislação eleitoral em vigor, determinando a chamada verticalização das coligações, ao impedir que partidos coligados na esfera federal façam coligações diferentes nos Estados, teve forte repercussão entre os interessados, obrigando- os, em alguns casos, a repensar sua estratégia eleitoral

  • B.

    Pela primeira vez em sua História, o Brasil estará fazendo uso de urnas eletrônicas nas seções eleitorais espalhadas por seus mais de 5.500 municípios.

  • C.

    Os episódios que levaram a então governadora do Maranhão, Roseana Sarney, a anunciar sua desistência à candidatura presidencial estão na raiz das divergências que tiraram o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) da aliança que atualmente governa o país.

  • D.

    A ação do governador Itamar Franco, de Minas Gerais, foi decisiva para que o seu Partido da Frente Liberal (PFL) se afastasse do governo Fernando Henrique Cardoso e decidisse por candidatura presidencial própria.

  • E.

    No Partido dos Trabalhadores (PT), a surpresa veio por conta da consulta interna que resultou na indicação do nome do senador Suplicy como seu candidato à presidência da República