Questão 49067 - Política

Concurso:

Cargo:

Banca:

Nível:

Atualidades e Conhecimentos Gerais Brasil e Localidade Específicas Brasil Política

O ano de 2002 assinala a passagem dos 70 anos de adoção do voto feminino no Brasil. De 1932, quando o novo código eleitoral foi assinado por Getúlio Vargas, aos dias de hoje, o Brasil passou por muitas transformações e, acompanhando uma tendência mundial, viu ampliar-se consideravelmente o papel da mulher na sociedade. Relativamente ao tema, assinale a opção incorreta.

  • A.

    Uma das características sociais mais marcantes da História Contemporânea é o novo papel conquistado pelas mulheres que, de uma forma geral, saem das sombras da vida doméstica para assumir novas responsabilidades, inclusive econômicas e políticas, no âmbito da sociedade

  • B.

    A luta pela conquista do direito ao voto feminino foi difícil, não raro marcada por atos de violência contra as sufragistas, como eram conhecidas as mulheres que, sobretudo na Europa de inícios do século XX, iam às ruas para defender seus direitos políticos.

  • C.

    No Brasil, a extensão do direito de voto às mulheres ocorreu pouco tempo depois de grave ruptura institucional, a denominada Revolução de 1930, que, encerrando formalmente a República Velha, deu início à Era Vargas.

  • D.

    Nos últimos anos, embora em proporção ainda muito inferior à masculina, tem crescido a presença feminina na cena política, quer em cargos legislativos, quer em funções executivas, de que são exemplos conhecidos Benedita da Silva, Marta Suplicy, Roseana Sarney e Ângela Amin, entre outras.

  • E.

    Embora podendo votar desde a década de 30, as mulheres brasileiras precisaram esperar até a promulgação da Carta de 1988 – a "Constituição cidadã", como dizia Ulysses Guimarães – para terem o direito de serem candidatas a cargos eletivos.