Questão 49205 - Política

Concurso:

Cargo:

Banca:

Nível:

Atualidades e Conhecimentos Gerais Brasil e Localidade Específicas Brasil Política

Nas questões de 35 a 40, marque com V as assertivas verdadeiras e com F as assertivas falsas, assinalando em seguida a opção correspondente.

A importância conferida por Fernando Henrique Cardoso à política internacional e às relações exteriores, tendo sido ele mesmo chanceler, permite que se fale de uma "diplomacia presidencial" durante seus dois períodos de governo.

( ) Sob Fernando Henrique Cardoso, o Brasil tem reiterado sua posição de que o Conselho de Segurança da ONU não carece de atualização, pois que, tal como se apresenta, tem cumprido satisfatoriamente sua missão.

( ) Para o atual governo brasileiro, os rumos da globalização, justamente pela universalidade de seus efeitos, devem ficar subordinados a instâncias decisórias restritas como o G-7 (ou G-8), único meio de se proteger os países mais pobres do furor lucrativo das grandes corporações transnacionais.

( ) Relativamente à volatilidade do capital financeiro, o Brasil tem defendido a tese de que órgãos multilaterais, como o Banco Mundial e o FMI, estão aptos a fazer o monitoramento político do movimento dos capitais.

  • A. V,V,V
  • B. V,V,F
  • C. F,F,V
  • D. F,F,F
  • E. F,F,F