Atualidades e Conhecimentos Gerais Brasil e Localidade Específicas Brasil Política

Entre 1964 e 1985, a vigência de um regime politicamente autoritário coincidiu com o aprofundamento da urbanização da sociedade brasileira, com a continuidade do processo de modernização da economia e, malgrado as evidentes limitações políticas existentes, com a contínua ampliação do número de eleitores. Relativamente a esse período da História brasileira, inclusive quanto ao esgotamento do ciclo militar, assinale a opção correta.

  • A.

    Sob o ponto de vista da economia, o primeiro governo do ciclo militar voltou-se para o combate à inflação, mas, entre 1969 e 1973, apoiando-se em fartos empréstimos externos e no controle dos salários, a obtenção de elevados índices anuais de crescimento permitiu que se falasse em milagre brasileiro.

  • B.

    A chegada dos militares ao poder explica-se, em primeiro lugar, pela força das armas e, secundariamente, pelo apoio – ainda que velado – de parte da grande imprensa e da cúpula da Igreja Católica, já que a maioria da população defendia as reformas de base implantadas pelo pessedista João Goulart.

  • C.

    Em dezembro de 1968, a edição do Ato Institucional n. 5 foi a primeira demonstração do regime militar de que reconhecia a necessidade de se proceder à abertura política, ainda que essa distensão fosse “lenta, gradual e segura”, sob estrito controle dos detentores do poder.

  • D.

    O regime militar sustentou-se politicamente na Aliança Renovadora Nacional (ARENA), cujas bases espalhadas pelo país afora, notadamente no interior, garantiram-lhe sucessivas vitórias eleitorais, a exemplo da de 1974, que praticamente aniquilou a oposição alinhada no Movimento Democrático Brasileiro (MDB).

  • E.

    Há consenso entre os analistas da cena política brasileira de que dois acontecimentos – a vitória da emenda constitucional das Diretas Já! e do movimento pela Anistia “ampla, geral e irrestrita” – foram decisivos para selar o fim do regime militar e a volta do poder civil.