Atualidades e Conhecimentos Gerais Brasil e Localidade Específicas Brasil Política

Recente estudo sobre empreendedores negros revela uma melhora nas taxas de emprego e renda. A conclusão do trabalho é reveladora de um traço da realidade social brasileira: o mercado de trabalho está menos desigual; embora ainda persistam mazelas de gênero, de cor, de idade, elas estão mais amenizadas. A partir dessas informações e considerando os aspectos mais marcantes da sociedade brasileira, assinale a opção correta.
  • A. Mais de um século de vigência da Lei Áurea parece ter sido suficiente para reduzir ao máximo, quando não eliminar, o peso de séculos de escravidão no Brasil.
  • B. Fruto do orgulho da raça e do aumento da renda, a esmagadora maioria dos integrantes da nova classe média brasileira são afrodescendentes.
  • C. Estudos mostram que a rejeição do sistema de cotas pelo Supremo Tribunal Federal contribuiu para a redução do número de negros e pardos matriculados na educação superior.
  • D. Na atualidade, negros e pardos deixaram de ocupar postos de trabalho onde eram maioria até recentemente, os de baixo rendimento.
  • E. A ascensão profissional de larga parcela da população negra e parda não se vincula a anos de escolaridade, o que desmistifica tese bastante difundida.