Atualidades e Conhecimentos Gerais Brasil e Localidade Específicas Brasil Política

Analise os itens abaixo em relação ao sistema de cotas implantado no Brasil:

I - Em agosto de 2012, foi aprovada a lei que alterou a forma de ingresso nos cursos superiores das instituições de ensino federais. A chamada Lei das Cotas (Lei nº 12.711/2012) dispõe que as instituições federais de educação superior vinculadas ao Ministério da Educação reservarão, para ingresso nos cursos de graduação, no mínimo 40% (quarenta por cento) de suas vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

II – Já em novembro de 2013, foi enviado à Câmara dos deputados o PL 6738/2013 que reserva aos negros vinte por cento das vagas oferecidas nos concursos públicos para provimento de cargos efetivos e empregos públicos no âmbito da administração pública federal, das autarquias, das fundações públicas, das empresas públicas e das sociedades de economia mista controladas pela União.

III – O sistema de cotas causa grande polêmica entre os brasileiros. A discriminação, a miscigenação da população e a ineficácia do sistema são argumentos de quem é contra as cotas. Para esses, para solucionar as desigualdades no acesso ao ensino superior, é necessário melhorar a qualidade de ensino no Brasil, abrangendo e beneficiando a todos os alunos.

IV – Para os que são a favor, o sistema de cotas é uma alternativa para superar a desigualdade dos estudantes pobres, na maioria negros, que não têm as mesmas condições de alcançar o ensino público superior pelo mérito que os alunos de classes mais abastadas.

Estão CORRETOS apenas os itens:

  • A. II, III e IV
  • B. II e III
  • C. I e IV
  • D. I, II, III e IV