Atualidades e Conhecimentos Gerais Brasil e Localidade Específicas Brasil Política

Como sempre, assombrados pelo êxito eleitoral do MDB e temerosos pelas possibilidades do partido de oposição nas eleições para o Congresso que iria eleger em 1982, o próximo presidente, os militares aprovaram uma Nova Lei Orgânica dos Partidos, em novembro de 1979. Essa lei extinguiu o bipartidarismo que havia sido adotado após o golpe político civil e militar de 1964, e adotou o pluripartidarismo com o objetivo de enfraquecer o MDB. Na perspectiva dos militares, um número maior de partidos poderia tirar eleitores do MDB e enfraquecer a oposição.

A ARENA e o MDB foram substituídos pelos seguintes partidos políticos, EXCETO

  • A. Partido Democrático Social (PDS), antiga Arena, que concentrou a maior parte dos conservadores e da direita e continuou sendo o partido da situação, de apoio ao governo militar.
  • B. Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), que congregou setores liberais, facções e setores de esquerda e manteve-se como partido de oposição moderada.
  • C. Partido dos Trabalhadores (PT), a grande novidade na história dos partidos políticos brasileiros, ligado ao novo sindicalismo e que propunha uma alternativa socialista para o Brasil.
  • D. Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), criado por Getúlio Vargas no fim do Estado Novo, cuja sigla foi apropriada por Leonel Brizola partido do qual era membro histórico.