Atualidades e Conhecimentos Gerais Brasil e Localidade Específicas Conhecimentos Específicos dos Estados Rio de Janeiro

Considere os textos abaixo para responder a questão 11 Em abril deste ano, 2010, após as chuvas que atingiram todo o Estado do Rio de Janeiro, uma tragédia se abateu sobre uma favela em Niterói, no Morro do Bumba. Um grande deslizamento de terra soterrou 50 casas. A seguir há algumas declarações extraídas da mídia nacional acerca do acontecimento.

Com base nos textos acima, expõem-se uma somatória de fatores que contribuíram para a ocorrência da tragédia. Podemos, em função disso, propor o seguinte cálculo:

  • A.

    Chuva intensa + moradias irregulares sobre o lixão + melhorias por parte do poder público em comunidades erguidas sobre o lixão + possível explosão de gás (produzido pela decomposição de lixo) = tragédia no Morro do Bumba.

  • B.

    Chuva intensa + falta de planejamento urbano + melhorias em comunidades erguidas sobre o lixão + ausência do poder público na promoção de melhorias na favela = tragédia no Morro do Bumba.

  • C.

    Deslizamento de terras + moradias irregulares sobre o morro que deslizou + melhorias em comunidades erguidas sobre o lixão + falta de melhorias nas comunidades do morro = tragédia no Morro do Bumba.

  • D.

    moradias irregulares sobre o lixão + ausência de planejamento urbano + falta de melhorias em comunidades erguidas no morro + explosão de gás = tragédia no Morro do Bumba.