Questão 15706 - Rio Grande do Norte

Concurso:

Cargo:

Banca:

Nível:

Atualidades e Conhecimentos Gerais Brasil e Localidade Específicas Conhecimentos Específicos dos Estados Rio Grande do Norte

41. Leia o texto, analise as afirmativas e marque a alternativa que reúne o conjunto de afirmativas corretas.

Na última década do século passado, a dinâmica economia mundial alterou mais ainda as relações internacionais de troca e prestação de serviços, iniciada no final da Segunda Guerra Mundial. Os lugares, espaço geográfico mundial, estão ligados à rede fluxos de capitais, de mercadorias e de informações. Nesse contexto de transformações, o nosso Estado tem apresentado uma evolução no processo de globalização. Entretanto, tal processo tem priorizado determinados lugares, como Natal e municípios do seu entorno, e excluído outros, outrora geradores de grande riqueza para o Estado.

I - O Programa de Apoio ao Desenvolvimento Industrial, PROADI, base legal da política de concessão do Estado, favorece a instalação e ampliação de novos investimentos em áreas de concentração de recursos.

II - O Estado empenha-se, cada vez mais, em investimentos produtivos, justificando-os como solução para a criação de empregos e geração renda, beneficiando o capital com custos menores produção.

III- Os poderes que atuam no Estado promovem inovações em um número limitado de lugares, enquanto grande parte dos municípios sertanejos convive crises das culturas tradicionais e problemas políticoeconômicos e ambientais.

IV - As vantagens do Rio Grande do Norte, em relação aos Estados vizinhos, vinculam-se ao tamanho mercado, ainda pouco explorado, que vem se abrindo, progressivamente, atraindo grandes investimentos estrangeiros nos ramos de confecções e calçados.

V - A posição geoestratégica do Rio Grande do tem papel importantíssimo na instalação de canais exportações para os mercados consumidores da América do Sul, dada à sua proximidade geográfica.

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    I, II e IV.

  • C.

    II, III e V.

  • D.

    III, IV e V.