Atualidades e Conhecimentos Gerais Brasil e Localidade Específicas Conhecimentos Específicos dos Estados Rio Grande do Norte

Os censos demográficos realizados pelo IBGE no período de 1940 e 2000 mostram-nos uma tendência à urbanização no Rio Grande do Norte. Os dados apresentados no gráfico abaixo revelam-nos que "até a década de 70, a população rural do Estado vinha apresentando um crescimento positivo e a partir desse período passou a apresentar um crescimento negativo" (FELIPE et al. 2004, p. 30).

 Considerando o que retrata o texto e os dados contidos no gráfico, essa mudança aconteceu em virtude do (da)

  • A. processo de modernização da agricultura do Estado no qual a máquina passa a exercer a atividade produtiva em detrimento da mão-de-obra da classe trabalhadora.
  • B. crise da base econômica do Estado, que até então era sustentada pelas atividades agropecuárias, pela mineração e pela produção do sal.
  • C. instalação de perímetros irrigados, provocando a concentração da terra e, com efeito, a expulsão do homem do campo.
  • D. incentivo à migração campo-cidade em virtude das políticas públicas urbanas voltadas para a habitação.
  • E. esgotamento dos solos provocado pelas constantes secas, fazendo com que o homem do campo migre para as grandes cidades.