Questão 741793 - Santa Catarina

Concurso:

Cargo:

Banca:

Nível:

Atualidades e Conhecimentos Gerais Brasil e Localidade Específicas Conhecimentos Específicos dos Estados Santa Catarina

Em Santa Catarina, o crescimento econômico deixou marcas profundas de degradação ambiental, nas mais diferentes regiões do estado.

Sobre essa temática, todas as alternativas estão corretas, exceto a:
  • A. No Sul catarinense, além da exploração de carvão, que deixou marcas na paisagem natural, atualmente a expansão da rizicultura tem provocado danos aos meios hídricos da região, pelo uso de água das bacias hidrográficas.
  • B. Do Vale do Rio do Peixe em direção à fronteira com a República da Argentina, conhecida como o espaço agroindustrial, a degradação das bacias hidrográficas é marcada pelo lançamento de dejetos suínos e dos resultantes das atividades agroindustriais.
  • C. Na região da Grande Florianópolis, como não existem grandes concentrações industriais, a degradação ambiental é pequena, haja vista que a atividade turística, em plena expansão, não provoca danos ambientais.
  • D. As formações lacustres do estado (lagoas, lagunas, etc) apresentam grandes danos ambientais. A degradação dessas formações naturais tem alterado, muitas vezes, a economia das populações que delas tiram sua subsistência.