No final de março, noticias divulgaram que o grupo separatista islâmico checheno 'Emirado do Cáucaso‛ assumiu, em um comunicado na internet, a autoria dos atentados ao metrô de Moscou realizados poucos dias antes. Tais atentados suicidas mataram 39 pessoas e feriram mais de 60. No dia seguinte aos primeiros ataques, novos atentados suicidas mataram mais doze pessoas na região do Daguestão. Os ataques têm como pano de fundo conflitos na região do Cáucaso, na Federação Russa. Sobre fatos recentes relacionados à Federação Russa, considere»se as seguintes añrmações:

I. a Chechênia e o Daguestão são repúblicas independentes situadas no Cáucaso; seus conflitos devem—se à repressão política e econômica que a maioria de sua população, de origem asiática, impõe à minoria muçulmana.

ll. após tropas georgianas atacarem a república separatista da Ossétia do Sul, eclode em 2008 um conflito militar entre a Geórgia e a Federaçāo Russa; ao ñnal do conflito, a Federação Russa retoma o controle da Ossétia do Sul e reconhece a independência da república separatista.

lll. em 2009, o presidente russo Dmitri Medvedev havia anunciado o fim da operação antiterrorismo na Chechênia, alegando que desde 2004 não se registrava nenhum ataque de grande envergadura por parte dos separatistas chechenos.

IV. devido ao seu grande mercado consumidor interno e à alta produção de gás e petróleo, a Rússia foi a única das grandes economias mundiais que não foi diretamente atingida pela crise econômica global dos últimos dois anos.

Dadas as afirmações anteriores, é correto afirmar que:

  • A.

    todas as afirmações estão corretas.

  • B.

    apenas a añrmação IV está incorreta.

  • C.

    apenas as afirmações ll e lll estão corretas.

  • D.

    apenas as afirmações l, Il e lll estão corretas.

  • E.

    apenas a afirmação I está correta.