Auditoria Auditoria Governamental

De acordo com as técnicas de elaboração de Relatórios, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta, quanto aos seus atributos.

 I - Extensão: suficiente para atingir o objetivo pretendido e cumprir sua função principal que é informar. Devem ser evitadas lucubrações desnecessárias. Deve-se ter em mente o (a) destinatário (s) do Relatório e assim o tipo e nível de informação requeridos. Esclarecimentos, comprovação, detalhes para consulta opcional, se for o caso, devem ser englobados em Anexos. A eficiência do Relatório pode ser medida pela relação entre a quantidade de informação que este encerra e o número de palavras utilizadas para este fim, e não pelo seu tamanho.

II - Comunicação: correta e agradável; grafia e pontuação correta; tom apropriado; envolvimento lógico e redundância adequada para reforço da clareza. Dar preferência para a forma impessoal ou para a primeira pessoa do plural. A primeira pessoa do singular pode ser adotada em casos especiais. Não usar gíria ou palavras de sentido figurado. Termos em língua estrangeira, quando indispensáveis, deverão ser colocados entre aspas.

III - Objetividade: a matéria relatada deve se cingir ao escopo do Relatório. No caso de ser necessária a abordagem de assuntos paralelos, esta deve ser breve e destacada por parêntese ou em nota de rodapé.

  • A. Apenas as afirmativas I e III estão certas.
  • B. Apenas a afirmativa I está certa.
  • C. Todas as afirmativas estão certas.
  • D. Apenas a afirmativa III está errada.
  • E. Apenas as afirmativas I e II estão erradas.