Auditoria Auditoria Independente

Um auditor externo, durante a auditoria, identificou que a contabilidade não registra a venda de mercadorias no período de sua competência em função de atraso no envio das notas fiscais por parte do setor emitente. Neste caso, que procedimento o auditor deve efetuar?

  • A.

    Enviar para os clientes carta de confirmação e, após a resposta, conferir se as datas das vendas confirmadas pelos clientes são iguais às lançadas na contabilidade.

  • B.

    Estabelecer uma data limite dentro do mês e, a partir dessa data, passar a considerar as vendas como se fossem de outro mês.

  • C.

    Conferir cada nota fiscal emitida a partir do dia 25 de cada mês com os registros realizados na contabilidade, alterando as datas dos registros quando detectar que foram lançadas depois das vendas realizadas.

  • D.

    Obter na data do balanço o número da última nota fiscal emitida junto ao setor emissor e verificar se essa nota e as de numeração anterior foram registradas nas demonstrações financeiras sob exame.

  • E.

    Realizar um cut-off nas notas fiscais emitidas pelo setor emissor e analisar cada nota fiscal emitida após esse procedimento, identificando o caminho seguido e corrigindo o fluxo, se for o caso.