Auditoria Auditoria Independente

Segundo as Normas Profissionais de Auditor Independente, julgue os itens em relação à independência do auditor, marcando a opção incorreta.

  • A.

    A avaliação permanente da carteira de clientes deverá ser feita por escrito, considerando que a independência em relação aos clientes deve abranger toda a equipe técnica que trabalhar para o cliente.

  • B.

    O auditor deve ser independente, não podendo deixar-se influenciar por fatores estranhos, por preconceitos ou quaisquer outros elementos materiais ou afetivos que resultem perda, efetiva ou aparente, de sua independência.

  • C.

    O auditor deve recusar o trabalho ou renunciar à função na ocorrência de vínculo conjugal, relação de trabalho como empregado, participação direta ou indireta como acionista ou sócio, interesse financeiro direto (imediato ou mediato) e função ou cargo incompatível com a atividade de auditoria ou qualquer outra situação de conflito de interesses no exercício da auditoria independente.

  • D.

    A utilização de equipe técnica deve ser prevista de maneira a fornecer razoável segurança de que o trabalho venha a ser executado por pessoa com capacitação profissional, independência e treinamento requeridos nas circunstâncias.

  • E.

    Está impedido de executar trabalho de auditoria independente, o auditor que tenha tido vínculo conjugal ou de parentesco consangüíneo em linha reta, sem limites de grau, em linha colateral até o 2º grau e por afinidade até o 3º grau, com administradores, acionistas, sócios ou com empregados que tenham ingerência na sua administração ou nos negócios ou sejam responsáveis por sua contabilidade, no período a que se refere a auditoria ou durante a execução dos serviços, em relação à entidade auditada, suas coligadas, controladas, controladoras ou integrantes do mesmo grupo econômico.