Auditoria Auditoria Independente Normas Profissionais de Auditor Independente

Ainda acerca das normas de auditoria independente das demonstrações contábeis, assinale a opção correta.

  • A.

    De acordo com a norma brasileira de contabilidade, amostragem de auditoria é a aplicação de procedimentos de auditoria sobre uma parte da totalidade dos itens que compõem, por exemplo, o saldo de uma conta, para que o auditor possa formar uma conclusão. Para tanto, o auditor seleciona a amostra considerando apenas a população objeto da amostra, a estratificação da amostra, o tamanho, o risco, o erro tolerável e o erro esperado.

  • B.

    Constitui procedimento de revisão analítica determinar se as obrigações da sociedade para com terceiros são reais e se sua liquidação está sendo efetuada de acordo com a política financeira da empresa.

  • C.

    Mesmo que haja valores expressivos em relação à posição patrimonial e financeira, não é necessário que o auditor acompanhe o inventário físico, realizando testes de contagem física e demais procedimentos complementares.

  • D.

    Se o auditor independente não puder utilizar os trabalhos de outros auditores ou não puder aplicar procedimentos adicionais suficientes nas demonstrações contábeis de empresas coligadas ou controladas, auditadas por outros, o seu procedimento técnico deve ser o de emitir parecer contendo ressalva ou abstenção de opinião.

  • E.

    Compete ao auditor definir se as informações importantes constantes do parecer sobre as demonstrações contábeis originais constarão nas demonstrações contábeis condensadas.