Auditoria Parecer de Auditoria e Opinião do Auditor

Considere os três parágrafos extraídos de um parecer emitido por auditores externos, apresentados a seguir.

1. Examinamos o Balanço Patrimonial da Associação Beneficente de Assistência à Saúde – ABAS, em 31 de dezembro de 2003 e de 2002, e as respectivas demonstrações do deficit do exercício, das mutações do patrimônio social e das origens e aplicações de recursos correspondentes aos exercícios findos naquelas datas, elaboradas sob a responsabilidade de sua administração. Nossa responsabilidade é a de expressar uma opinião sobre essas demonstrações contábeis.

2. Nossos exames foram conduzidos de acordo com as normas de auditoria aplicáveis no Brasil e compreenderam: a) o planejamento dos trabalhos, considerando a relevância dos saldos, o volume das transações e os sistemas contábil e de controles internos da entidade; b) a constatação, com base em teses, das evidências e dos registros que suportam os valores e as informações contábeis divulgadas; c) a avaliação das práticas e das estimativas contábeis mais representativas adotadas pela administração da entidade, bem como da apresentação das demonstrações contábeis tomadas em conjunto.

3. Os investimentos efetuados em bens imóveis para uso e para renda foram devidamente quitados pela entidade, mas a regularização de parte dos mesmos junto aos órgãos competentes não foi realizada.

4. Em nossa opinião.....

Considerando não existir mais nenhum outro elemento a ser salientado pelos auditores, o parágrafo de opinião caracterizará um parecer

  • A.

    limpo com parágrafo de ênfase.

  • B.

    com ressalva.

  • C.

    com abstenção de opinião.

  • D.

    sem ressalva.

  • E.

    adverso.