Auditoria Auditoria Independente Procedimentos de Auditoria

Ao realizar auditoria em uma indústria de mineração, o auditor independente deparou-se com um laudo de avaliação, elaborado por engenheiro, funcionário da empresa, especialista na área e plenamente habilitado, determinando a vida útil em 100 anos, de uma Mina de Bauxita. Nesse caso, o auditor deve

  • a.

    aceitar o laudo apresentado, em quaisquer circunstâncias visto que foi elaborado por profissional especialista plenamente habilitado e responsável pelas informações prestadas, inclusive respondendo judicialmente junto a seu órgão fiscalizador.

  • b.

    utilizar sempre profissional independente, com a mesma competência, para avaliar o laudo, visto que o fato de o especialista ser funcionário da empresa já evidencia a dependência e invalida o laudo.

  • c.

    limitar seus trabalhos, se eximindo da responsabilidade sobre a área ou demonstrações afetadas pelo laudo, mencionando no parecer a limitação de escopo.

  • d.

    validar as informações, somente mediante utilização de especialista devidamente contratado como funcionário da firma de auditoria sobre o qual deverá haver supervisão pelo auditor responsável.

  • e.

    discutir com a administração da empresa e avaliar a necessidade de buscar evidências junto a outros especialistas de sua confiança, sempre que tiver dúvidas quanto a competência profissional ou objetividade do especialista.