É fundamental que o programa de auditoria contemple procedimentos que possibilitem ao auditor verificar se os itens contabilizados estão apresentados corretamente nas demonstrações financeiras. A respeito do programa de auditoria que fundamenta o parecer do auditor, assinale a opção correta.
  • A. Um teste padrão para identificar passivos omitidos consiste em comparar os pagamentos efetuados durante o mês de encerramento das demonstrações financeiras com os extratos das contas bancárias dos fornecedores cadastrados.
  • B. Suponha que, após aplicar procedimento constante do programa de auditoria, o auditor tenha verificado que a escrituração indicava saldo credor de caixa e que o passivo contemplava obrigações já pagas. Nesse caso, há indícios que podem levar o auditor a reportar indícios de omissão no registro de receita.
  • C. Considere que o auditor tenha obtido evidências de cobranças posteriores que substituem os resultados de cobranças de contas a receber do período. Nesse caso, o desvio é registrado em relatório como desfalque encoberto do tipo LAPPING.
  • D. Devido à abrangência e especificidade, o programa de auditoria para avaliar as demonstrações financeiras deve constar da ordem de serviço preparada pela área de controle que elabora os planos estratégico, tático e operacional, com participação da área contábil e supervisão da equipe de auditoria.
  • E. Para confirmar se as despesas antecipadas estão sendo corretamente contabilizadas, é necessário que o programa de auditoria contemple procedimento capaz de testar se o saldo diferido exprime os serviços pagos e que os referidos pagamentos representam na íntegra os benefícios já recebidos.